terça-feira, 8 de outubro de 2013

Amigo ou Contato?!

Está cada dia mais difícil responder a esta pergunta, com o mundo globalizado, informações do outro lado do mundo chegando instantaneamente pra gente aqui do lado de cá... Daí você se pergunta: onde estão e quem são os meus amigos?

Sim, a idade chega, os interesses e a correria individual e profissional do dia a dia acabam matando o nosso tempo, o tempo que tínhamos sobrando antes, lá na escola, nos finais de semana, na faculdade (se é que se tem algum tempo quando se faz Arquitetura e Urbanismo), mas a gente sempre se dava ao luxo de estar com eles, papear.

Hoje as amizades são fúteis - mesmo as mais antigas - e as desculpas são fartas!
E você já parou para pensar se você é um AMIGO ou um CONTATO?

Eu achava que era amiga até me mudar de cidade e ver que poucos, muito poucos se preocuparam em estar presentes na minha vida. Alguns só bateram cartão como se fosse uma obrigação e depois... Antes eu me gabava dos amigos que tinha, anos contados e corridos de amizade e que hoje me transformam apenas num 'contato'.

Descobri que sou amiga apenas quando eu chamo! Quando eu convido... Quando meu marido faz comida gostosa lá em casa, quando sou a chata insistente e carente e que demonstro que realmente faz diferença e importância na minha vida estar com determinada(s) pessoa(s). Sou amiga quando tenho carro pra dar 'aquela' carona, quando tenho que dar alguma 'dica' de decoração ou simplesmente pra lembrar o nome daquela música da banda que não se lembram... Sou amiga quando EU ligo!
Lembretes de aniversário em redes sociais facilitam a vida de qualquer amigo/contato. Um "Oi /  Parabéns pra você! / Bom dia!" num chatzinho sem vergonha é tudo o que tenho agora... Acabaram-se os papos, os sorrisos, as conversas sem sentido na mesa do bar. Mas ah! A grana está apertada não dá pra gastar em bares todos os finais de semana mas a minha casa continua vazia...

Agora que estou de volta, alguma coisa mudou? Onde eu errei? Quem sequer errou? Foi apenas o tempo que passou que nos distanciou, ou foi a falta de interesse mesmo?

Tenho contatos mais amigos do que certos amigos e amigos que não passam de meros contatos... Facebook é doença, mas é um mal necessário para estar em contato com os mais distantes e também para distanciar o que estão ainda mais próximos. Desde o início dizia que o tal facebook (o qual relutei para não usar) só servia para causar discórdia e sim, ele ainda o é! Ao ver a festinha que todos foram e você não foi convidado... Ao postarem aquela cerveja na mesa do bar em que você não estava... Ao ver que o mundo continua a acontecer mesmo que você não esteja lá! Ou que tenham se esquecido de te chamar...

Mas ainda mais ele serve... Serve para disseminar a ignorância e a patetice daquele qual você julgava ser super engraçado e divertido. Serve para mostrar o quão analfabetas e alienadas as pessoas ainda são e dentro desse circo de horrores aparecem alguns focos de sanidade, de pessoas que sabem o que querem, lutam por um ideal e compartilham inteligência...

A cada dia que passa eu coloco mais e mais 'contatos' com o status de 'conhecidos' e vou, dessa forma, fechando o meu mundo virtual e ao me deparar com o real o que vejo? Quase ninguém lá e tenho receio... E não medo do que não encontrarei mais lá!
E deixo apenas um recado: Você que se julga meu AMIGO, cuidado! Você já não passa de um simples CONTATO pra mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário