sábado, 27 de agosto de 2011

Água com gás: Mata a sede melhor... Parte II - A pesquisa


A água é importante para nossa saúde e por isso, devemos beber até 2 litros por dia para ajudar no funcionamento do nosso organismo e na hidratação do corpo. Apesar de ser vista com certa desconfiança, a água com gás não faz mal nenhum e ao contrário do que pensam, ela pode até contribuir para prevenção de doenças no estômago ou esôfago. A água com gás só acaba fazendo mal se for consumida em exagero, assim como qualquer outra bebida.

Pessoas que não têm intolerância ao gás podem beber esta água sem problemas, já que ela possui as mesmas propriedades de hidratação que a água natural. Quem possui problemas gastrintestinais não é aconselhável beber muito, pois o gás em excesso pode irritar as mucosas do estômago e piorar o problema.

Muitas pessoas confundem a água com gás com refrigerante por ambos possuírem gás e com isso, acham que após beber ficam um pouco inchadas, por isso a maioria acaba optando por não consumir. O que é um engano, pois o que engorda não é o gás e sim as calorias do açúcar contido na bebida, que é o caso dos refrigerantes.

A água com gás não possui nenhum tipo de açúcar e tanto a gaseificada como a natural, não possuem nenhum tipo de caloria, assim não engorda e muito menos incha após ser consumida, além de ser mais saudável que o refrigerante.
Uma dica para um dia quente é misturar água com gás com limão e gelo. A bebida fica refrescante e saborosa.
                        ______________________________________________________

Tem quem adore o efeito das bolhas na boca e seja fã incondicional da água com gás (euzinha aqui!!!). E tem que não curta muito esse diferencial. Só não vale ser aquele tipo de gente que se apega em mitos para acreditar que a água com gás é pior do que a natural. A nutricionista Samara Regina Andrade, de São Paulo, tira dúvidas muito comuns quando se trata da água gasosa.

1 - A água com gás é diferente da natural? Verdade
A água com gás contém gás carbônico na composição. Hoje, a maioria das marcas à venda em mercados é do tipo gaseificada artificialmente, um processo industrial igual ao dos refrigerantes, no qual retira-se o oxigênio do líquido e injeta-se, no lugar, o gás carbônico, para dar o efeito frisante. Mas existe também a água com gás natural chamada carbogasosa ou carbonatada. Essa surge do aquecimento subterrâneo. As fontes em geral ficam em regiões próximas de vulcões ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície terrestre. Ali, os dutos de magma atravessam as rochas até alcançarem os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água, e então o calor intenso quebra as moléculas dos minerais contidos na água, liberando vapores e incorporando os gases ao líquido naturalmente. O gás, nesse tipo de água, é bem mais suave.

2 - Então a água com gás não é tão saudável quanto a natural? Mentira
A água com gás tem as mesmas propriedades de hidratação que a água sem gás, a água natural. E como forma de manter o corpo hidratado com algo entre 1 e 2 litros de líquidos diariamente optar pela água com gás é uma boa forma de variar. Ela só não pode ser a única fonte de hidratação, pois o gás em excesso pode acabar irritando a mucosa do estômago das pessoas que já são predispostas a problemas gastrintestinais.

3 - A água com gás engorda e nos deixa inchados? Mentira
Água, sendo com ou sem gás, não possui calorias. Portanto, não engorda nem incha. Muitos se confundem com isso porque os refrigerantes, esses sim, engordam, mas não é o gás o responsável por isso, e sim as calorias do açúcar contido na bebida.

4 - A água com gás servida com o cafezinho serve para limpar a boca? Verdade
Aquele copinho de água com gás que hoje acompanha os cafezinhos em bares e restaurantes mais sofisticados não deve ser bebido depois do café, mas sim antes, para limpar as papilas gustativas. Como as papilas são sensíveis, quando limpas nos permitem aproveitar melhor o sabor do cafezinho. Aliás, a água com gás funciona da mesma forma para os vinhos bebendo um pouquinho antes, o sabor da bebida é melhor apreciado.
Pesquisando por outros blogs vi uma reportagem dizendo sobre apontam que a água com gás pode ser mais benéfica ao organismo do que a sem gás. Um deles, publicado no Journal of Nutrition, tinha como objeivo testar os benefícios da água (com ou sem gás) em um grupo de mulheres.O grupo foi dividido em dois: as que tomariam a água com gás e as que tomariam água sem gás.

As mulheres foram submetidas a vários exames, incluindo pressão arterial e colesterol. Comparado ao grupo que bebeu água sem gás, as que beberam a água com gás tiveram significativa redução do colesterol (LDL), que é geralmente associado a doenças cardíacas.

Acredita-se que os benefícios não estejam diretamente ligados às bolhas que o gás provoca, mas pelo fato da água com gás ter uma grande quantidade de sódio, que geralmente é considerado pouco indicado na alimentação por sua habilidade de aumentar a pressão sanguínea. Contudo, o estudo mostrou que a água mineral com gás não oferece riscos à pressão. Isso porque a água com gás tende a ser rica em bicabornato, o que, acredita-se, ajuda a balancear qualquer efeito negativo que o sódio possa causar no organismo.

Mais uma vez deixo meu alerta: é sempre bom consultar seu médico antes de fazer qualquer mudança no seu estilo de vida. Quem tem problemas de saúde, especialmente pressão alta e histórico de doenças cardíacas na família, por favor, não corra riscos!

Bom, com ou sem gás, o importante é se manter hidratado. Vale ressaltar que sucos e chás não substituem os oito copos de água que devemos beber por dia (dentro de uma dieta saudável).

Nenhum comentário:

Postar um comentário